segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Torta de Morangos ou Peripécias no Dia dos Pais




Porque é dia dos pais e não custa nada agradar o próprio com um pouquinho de Glamour e o status do Morango é indiscutível. Aproveitemos então que é época da fruta no Rio de Janeiro pra preparar esse bolo bem simples mas que fica bem gostosinho.Infelizmente não tenho o passo-a-passo documentado com fotos ainda mas estou adorando essa perspectiva como desculpa para fazer essa torta novamente...

Falando do morango:
Até o sec. XV a fruta crescia livremente por aí, até o descobrimento da América, quando veio para o cardápio de receitas do novo e do velho continente, trazendo o benefício da Vitamina C, B5 e do ferro que respectivamente combatem a gripe, melhoram a pele e auxiliam os sistemas nervoso e digestivo. Recentemente foi descoberto que o consumo de 2 xícaras de morango auxiliam a diminuição do colesterol. Infelizmente também é o fruto com maiores índices de agrotóxico. Combinado com o chantilly resulta numa sobremesa linda. Aqui no Rio a frutinha é tão festejada que algumas bomboniéres preparam festivais com tortas,bolos e tortelletes tendo como ingrediente principal o morango. Além disso, acompanhando espumantes ou champagne é uma excelente pedida,sozinha ou acompanhada....

A Receita:
Bolo
• 4 ovos
• 2 xícaras de açúcar
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de fermento em pó
• 1 pitada de sal
• 8 colheres de sopa de água

Recheio de Morangos
• Duas caixas de morango lavados e picados
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 1/2 xícara de água



Cobertura:
• Chantilly pronto, chantilly fresco, Chantymix ou marshmallow (na receita foi usado chantymix), 1 caixa de morangos para decorar

Modo de fazer

• Bater as claras em neve. Acrescentar açúcar peneirado,as gemas,sal e a água,batendo sempre em velocidade alta.
Parar de bater e acrescentar aos poucos a farinha e o fermento peneirados, mexendo levemente.

Dica: O segredo de uma massa fofa é aerar bem, deixar o ar entrar na massa. Por isso os ingredientes devem ser peneirados e a clara deve estar em ponto de neve.Já tentei seguir a pratica fast-food de misturar todos os ingredientes e realmente faz diferença.


Untar uma forma de 30 cm com manteiga e farinha. Se quiser, pode-se colocar papel manteiga,o que facilita a retirada da massa.Para isso,deve-se untar com manteiga ou margarina a forma,colocar o papel de modo que sobre para fora da forma e então untar novamente o papel com margarina e farinha.Adicionar a massa e assar por cerca de 20 min. em temperatura media.

Dica: Meu forno é muito forte, apesar de não ser industrial, então gosto de colocar uma forma sobre a grade para elevar um pouco a altura da forma onde estará a massa.

Como sei que está pronto?Depois de 20 min abrir com cuidado o forno e espetar um palito na massa. Se sair limpo,pode apagar o forno e esperar esfriar.



Chantilly

Chantymix
• 1 litro de chantymix em caixa resfriado por 12 horas e batido em velocidade alta.

Obs:
A ideia nesse caso era fazer a decoração com chantilly, mas o ingrediente estava em falta no meu bairro então me virei com Chantymix da Vigor, que tem um sabor próximo á baunilha. Na embalagem o fabricante recomenda 12h de resfriamento.Ainda assim por algum motivo o chantilly ficou similar a marshmallow,sem consistência mais firme o que impediu a decoração.Ainda assim ficou bem simpático.



Chantilly pronto: Algumas confeitarias vendem o chantilly pronto para usar. Nesse caso é só colocar no saco de confeitar e usar a imaginação.

Chantilly fresco: Melhor opção. Em geral uso o creme de leite fresco ECILA.Costumo colocar no freezer por 1/2 hora e bater em velocidade media por 5 minutos,tomando o cuidado de não engrossar demais, senão vira manteiga.O ponto do chantilly para confeitar é similar ao de um purê de batatas.Sei que a referência pode chocar alguns amantes do creme, mas a mim parece bem semelhante.Quando estiver quase pronto, adicionar duas ou três colheres de sopa rasas de açúcar.

Montagem:

• Cortar o bolo ao meio para rechear ainda morno.
• Molhar a massa com a calda do marinado de morangos.
• Espalhar o morango pelo bolo e acrescentar o creme.
• Molhar a outra metade com a calda.
• Espalhar o creme restante pelo bolo fazendo uma camada lisa. No caso do Chantymix. Pode exagerar na camada, caso você também não consiga uma consistência firme.Os morangos em pedaços se encarregam de decorá-lo.(Para o chantilly , usar o saco de confeitar para pontilhar pitangas grandes ao longo do bolo, alternando com metades de morangos.
• Conservar em geladeira.
Obs. A torta da foto tem duas receitas de bolo, por isso ficou um pouco mais alta.

Trilha Sonora da Execução: The Cranberries

The Cranberries-Ode to my family


Fonte – História do morango:
www.brasilescola.com
http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=18357
http://www.nutricaoemfoco.com/2009/09/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário